Gasômetro
Vista do terraço
A Usina funcionou até 1974, era uma antiga usina de geração de energia para a cidade de Porto Alegre. A chaminé possui 117 metros. Sabem o que significam aqueles pilares amarelos na praça em frente à Usina? Eram os pilares que delimitavam a área de lazer os funcionários que trabalhavam na época.
A praça Brigadeiro Sampaio era o ponto onde aconteciam os enforcamentos como punição. O curioso é que fica bem próximo à Igreja Nossa Senhora das Dores. Os moradores da época saíam da missa e íam direto para a praça assistir ao enforcamento. Que programinha hein?
Público presente na caminhada
Igreja Nossa Senhora das Dores, a 1ª igreja de Porto Alegre, arquitetura em estilo Português e Germânico.
Conta a lenda que um dos escravos que trabalhava nas obras de construção (o Josias) fora acusado pelo responsável pela obra de ter roubado um colar da imagem de Nossa Senhora que havia sumido na época. Como punição foi enforcado na própria Igreja. Dizem que, a partir de então, a obra teve problemas e atrasos para a conclusão e as torres não puderam ser concluídas em tempo. Trocou-se várias vezes de responsável até, em 1904, quase cem anos após o início o do projeto, em 1807, as obras foram terminadas.
Coincidência ou não, acabamos não podendo visitá-la porque está em reformas.
Quartel General
Foi inaugurado em 1 de dezembro de 1908 e hoje serve como Quartel General Auxiliar do Comando Militar do Sul. É um interessante e original edifício em estilo eclético, com três pavimentos e duas fachadas, na esquina das ruas General Canabarro e dos Andradas. Olhando bem a foto, em cima do prédio, onde há umas pontinhas, são balas de canhão. A cúpula azulada, significa a parte azul da Bandeira do Brasil.
Abaixo, fotos no Museu Militar, o 2°Museu mais visitado de Porto Alegre.
Tenente Andréia Cogan
Gosto muito do ambiente militar, tudo é muito organizado, correto e disciplinado.
Passamos em frente ao prédio onde agora funciona o colégio Maiá. A figura em frente ao prédio é originada da arquitetura Grega. Conhecida como Cariátides, coluna em forma de mulher que sustenta todo o peso do prédio. Confira abaixo:
Terminamos a caminhada em frente ao Museu de Comunicação de Comunicação Social Hipólito José da Costa, onde funcionava o Jornal " A Comunicação", fundado por Júlio de Castilhos. No alto do prédio, a figura que representa a imprensa.
Sinceramente adorei a caminhada turística, o guia foi Peterson Rangel Brum, foram explicações muito boas. Quem tem interesse, entre no site da prefeitura: www.portoalegre.rs.gov.br, lá você confere quando será o próximo evento. Para participar basta fazer a doação de um quilo de feijão, arroz ou óleo de cozinha. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Maiores informações e inscrições através dos telefones: 3289.6745 e 3289.6744 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com .
Lembrei de um vídeo que fiz para um trabalho no curso de secretariado, confira:
Já me apaixonei... Eu AMO Porto Alegre!!!
Cíntia Duarte