sexta-feira, 14 de março de 2014

Aquecimento e Flexibilidade na Aula de Ballet Baby Class by Dicas de Dança


Exercícios de aquecimento e flexibilidade na Aula de Ballet Baby Class do site Dicas de Dança www.dicasdedanca.com.br
Abaixo alguns exercícios para o Baby Class, para serem feitos no começo da aula, um aquecimento no chão.
BORBOLETINHA: Sola do pé contra sola do pé, abrir e fechar as pernas como se fosse balançar das asas. Beijar cada hora uma asinha, brincando assim, ela está cansada de tanto voar e depois os pezinhos com a mão na frente dos pés.
FLORZINHA: As mãos formando uma flor, que se fecha, cai suavemente e forma outra flor. Exercício bom para dar suavidade às mãos. Brincar de fazer florzinhas!
FOLHINHA: A mão do alto da cabeça deverá descer bem lentamente até o chão como se fosse uma folhinha que cai de cima de uma árvore, leve e suave.
CABEÇA: Exercitar as diversas maneiras de se colocar a cabeça: frente, atrás, para baixo, virada e inclinada.
OMBROS: Movimentar os ombros juntos e separados para cima e para baixo e rotação.
BARQUINHO: sentado de pernas cruzadas de frente para outra criança na mesma posição e cada hora uma vai para trás e para frente, como um barquinho navegando.
ELEGANTE E FEIA: Costas retas e relaxadas, para treinar a posição correta das costas. Postura elegante.
CAIXA DE BOMBOM: O aluno se alongando o máximo para cima para pegar uma caixa de bombom imaginário que está bem no alto de uma prateleira. Porém, a caixa cai bem na frente do nosso corpo e o aluno deverá então se alongar horizontalmente para pegar a tal caixa. Um bom trabalho de alongamento.
PEQUENA E GRANDE: Todo encolhido abraçando as pernas e se abrindo em seguida com braços e pernas bem abertos. Trabalho de contração e expansão.
PÉ DE BONECA E PÉ DE BAILARINA: Pés flexionados e pés esticados, alternando.
BICICLETA: movimentos de pedalar uma bicicleta. Quando feito no chão, trabalha a musculatura abdominal.
ESTRELA: deitado com braços e pernas bem abertos como se fosse uma estrela. Ao comando do professor, encolher-se todo para o lado direito e depois para o esquerdo, abraçando as pernas e colocando a cabeça nos joelhos.
ANDAR COM OS CALCANHARES: segurando as pontas dos pés ir andando com os calcanhares até esticar as pernas, sem soltar as mãos dos pés. Depois beijar os joelhos esticados. Trabalhar a flexibilidade, cada um no seu limite.
Estes são alguns exercícios de flexibilidade e aquecimento para crianças da uma turma de Baby Class. Devem ser feitos com a supervisão da professora e com muito cuidado. Lembrando que nossas pequenas bailarinas precisam de muita atenção durante a aula.

Aulas Baby Class by Mundo Bailarinístico


Passar adiante o que a gente gosta e está aprendendo é algo muito especial e compensador. Para crianças então, é muito mais que especial, é magia, amor, carinho. Diariamente faço pesquisas on line para ampliar meus conhecimentos, achei matérias bem interessantes, como essa do Blog mundobailarinistico.blogspot.com.br

Seguem dicas de estrutura de uma aula para baby class

Comece com as alunas sentadas em círculo no chão. Aqueça seus dedos apontando para cima e para baixo. Enquanto ainda estiverem sentadas, as alunas devem alcançar e tocar os dedos dos pés, curvar-se o máximo que conseguirem para frente com as costas retas e em seguida sentar-se com os braços sobre a cabeça.

Dê as alunas um lugar especial no centro da sala. Estrelas ou outros símbolos pintados em duas filas alternadas funcionam bem. Para ajudá-las a lembrar os seus lugares, faça as alunas saírem de suas estrelas e depois voltarem quando você bater palmas duas vezes. Esta é uma ótima técnica de gestão de sala de aula, você não precisará levantar a voz acima da delas para conseguir sua atenção imediata e colocá-las em posição.

Movimentos de faz-de-conta. Comece com as alunas de pé sobre suas estrelas. Dê a elas um animal ou movimento para atuar em torno da sala. Podem ser algo como aves, cães, gatos, coelhinhos, patinadores e princesas. Bata palmas para que elas voltem às suas estrelas entre cada movimento.

4 Ensine o básico. No centro, deixe as alunas de pé sobre seus símbolos. Bons movimentos básicos para começar são posições dos pés e bracinhos, até 3a posição, pode arriscar os arabesques o 1°arabesque (imitando um avião ) 2°arabesque (Bela colhendo a flor) e 3°arabesque  (Bela Adormecida), demis pliés  apontar e tocar os dedos dos pés, voltas soutenu e mudar de lugar. Você pode criar uma dança simples usando esses movimentos. A repetição dos movimentos na mesma seqüência vai ajudar as alunas a memorizá-los.
Lembrando sempre que o mais importante é a atividade ser ludica e que seja trabalhado psicomotricidade (rápido e suave, alto e baixo, frente e lado, coordenação de braços e pernas...) , crianças nessa faixa etária não devem ser trabalhadas muscularmente através de repetições e que  acima de tudo seja muito divertido.

Use músicas infantis para ensinar os movimentos. Algumas músicas tem as instruções de movimentos nelas. Outras músicas infantis são ótimas para "danças livres". Dê às crianças cachecóis e lenços e deixe-as inventar suas próprias danças para as músicas enquanto chacolham os cachecóis pelo ar. Balões também funcionam bem nessa hora.

Termine com uma reverência. Faças as alunas voltarem para os seus símbolos do centro e prepare-as para dizer adeus com uma reverência. Depois de algumas aulas, faça todas as alunas virem para a frente da sala e deixe que cada aluna faça individualmente sua própria reverência para a classe.

FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico

DANÇA COMO EXPRESSÃO DO SAGRADO NA ATUALIDADE

Atualmente não se vê mais a dança como ato sagrado, religioso, sacramental. A dança caiou no gosto popular, disseminou-se pela mídia, assim, tornando-se atividade física, lúdica e benéfica à saúde pelos fins curativos, uma vez que é antídoto para os malefícios da alma. Há inúmeras escolas de dança, diversas formas de expressar-se através do movimento, concursos, mostras culturais, causas essas que puseram fim a dança como ato ritualístico, pois, conforme Wosien, 1996, “quando o rito se transforma em mero espetáculo que tenta exercer influência sobre o homem, ao invés de comungar com Deus, destrói-se e seu poder universal de desintegra”. As danças árabes, por exemplo, nasceram como forma de rituais de fertilidade, onde somente as mulheres dançavam, tendo diversas formas de celebração, como casamentos, por exemplo, dançava-se com um candelabro na cabeça, no ritmo ZAFF, em forma de bênção e prosperidade ao casal. Não obstante, conforme DANTAS, já no século XVII, Luís XIV profissionalizou a dança e o balé tinha como público alvo a elite. Assim, a dança foi perdendo sua característica ritual passando a ser, antes de tudo, profissional.

Cíntia Duarte

REFERÊNCIAS 

             WOSIEN, Maria-Gabriele. Danças Sagradas: Encontro com os deuses. MADRID: Edições Delprado. 1996.

DANTAS, Mônica. Toda mudança desse dia, uma dança. In: II Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Recreação, 1994, Ponta Grossa. Coletânea do II Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Recreação. Ponta Grossa: Universidade Federal de Ponta Grossa, 1994. p. 105-115.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Liberdade e paz



"Necessita-se de paz e liberdade, neste mundo, não da liberdade política, nem da liberdade existente em certas democracias: precisamos estar livres, interiormente, da ansiedade e do medo, do desespero, do incessante conflito, da interminável batalha que se trava dentro de nós mesmos. A menos que se estabeleça essa liberdade e paz, não teremos possibilidade de florescer - em bondade, beleza, afeição."

Jiddu Krishnamurti

quarta-feira, 12 de março de 2014

Espaço Bela Dança

Conheça o novo espaço Bela Dança Inaugurado em Outubro de 2013. Alunos que desejam começar a dançar e professores com interesse em um espaço para dar aula!




http://espacobeladanca.blogspot.com.br/

Conceitos de Dança


"A dança á arte do movimento e da expressão, onde a estética e a musicalidade prevalecem. Estética quer dizer o sentimento da beleza na natureza, nos objetos e nas artes." (Dala Achcar)

"Dançar é movimentar-se pelo espaço, é sentir o corpo livre, é comunicar-se consigo mesmo, é desfrutar, libertar-se, ... Convidar para dançar, é animar a quebrar preconceitos, medos, vergonhas, ... O movimento é comunicação; comunicar uma mensagem é utilizar uma linguagem. A linguagem corporal, o movimento e instrumento dessa linguagem. Para enviar essa mensagem não se requer nenhuma condição, nem idade, nem sexo, ... Todos os indivíduos aceitarão com ilusão e interesse o desafio da COMUNICAÇÃO CORPORAL." (Maria de Jesus Zea, 1995)

(Fonte: Profa. Aline Nogueira Haas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

terça-feira, 11 de março de 2014

Dicas para aula de Ballet Infantil



RECURSOS DIDÁTICOS
A brincadeira deve ser valorizada pois é através dela que se constrói os conceitos lógicos-matemáticos: quantidade, tamanho, distância, etc.
A brincadeira diverte e educa através de jogos, dancinhas, concursos, grupinhos, histórias, etc.

1-Técnica
Significa fazer bem feito o que aprendeu, libertando energia física e emocional. Deve ser considerada em último plano, pois é conseqüência do trabalho de base.  Deve ser exigida somente a partir dos 9 anos mais ou menos.

2-Esquema corporal
Ensinar as diferenças e a importância de cada parte do corpo, explicando que podemos mexer com os dedos sem mexer com as mãos etc.
Ex: – as crianças sentadas no chão deverão mexer com cada parte de seu corpo independentemente, começando pelos dedos dos pés e ir subindo até tomar todo o corpo.

3-Ritmo/Musicalidade
Cada criança tem um ritmo próprio que dever ser respeitado. O professor deve despertar a musicalidade utilizando a música durante as brincadeiras.
Ex: – em roda, o professor cria um ritmo com palmas ou percussão e os alunos devem copiar o mesmo ritmo.
- dançar de acordo com as músicas propostas: valsa, samba, rock, twist. Lambada, clássico, etc.

4-Espaço
Explorar todos os espaço da sala de aula, saber as várias direções: frente, lado, trás, diagonal; explorar também os planos: alto, médio e baixo e direita e esquerda.
Ex: – andar, correr ou fazer movimentos nas diversas direções da sala e nas diversas direções do corpo, movimentos ou poses nos 3 níveis.

5-Reflexo
Atividades: as crianças dançam ao ritmo da música. Quando esta parar, o aluno deve fazer o que o professor mandar como saltar, agachar, fazer pose, imitar bichos, a brincadeira do vivo ou morto cabe muito bem!

6-Improvisação em grupos
Ensina a criança a respeitar sua hora, seus direitos e deveres. É hora do professor separar as crianças muito amigas, unir quem precisar de um entrosamento maior com os colegas e dividir as lideranças.
Ex: – representar histórias com mímicas em grupo para os outros grupos adivinharem: circo, piquenique, festa de aniversário, etc.
- fazer de conta que andam em cima das nuvens, fogo, calor, raiva, medo, alegria, tristeza, sono, etc.

7-Criatividade
A criança de receber uma motivação muito grande para criar e transmitir o que quiser e o que sentir, sem limites e barreiras. Isto é essencial ao seu desenvolvimento psicossocial.
Ex: – chefe: um aluno cria um movimento no ritmo da música e todos copiam em roda.

8-Memória
Um aluno cria um movimento qualquer e outro copia e acrescenta mais um e assim sucessivamente. Bom treino para memorização de coreografia.

9-Destreza
Duas filas separadas, trabalhar a competição.
Ex: – quem chega primeiro: andando agachado, nos calcanhares, como gigante, saltando como coelho, rolando, marchando, etc.

10-Outras brincadeiras
- passa o lenço ou corre-cutia
- lençol: equilibrar uma bola em cima de um lençol grande esticado e fazer vários movimentos ao mesmo tempo.
- desfile de modas
- letras do alfabeto com o corpo



(Fonte: http://www.dicasdedanca.com.br/)

Dança e Saúde Mental




A dança não é apenas uma arte, mas um modo de viver. Dançar é vivenciar e exprimir, com o máximo de intensidade, a relação do homem com a natureza, com a sociedade, com o futuro e com seus deuses. 

A dança oferece um escape, que consiste numa série repetida de esforços simultâneos que estão delicadamente equilibrados entre si, e que trazem prazer estético, mental, emocional e espiritual. É uma atividade essencial. É a descoberta da linguagem corpórea que muita gente nem sabe que existe, mas que tem a mesma importância da linguagem escrita e oral, essas linguagens evitam estresses desnecessários.

 Ao se conhecer a linguagem do corpo, automaticamente adquire-se uma noção de espaço e tempo. Com esse conhecimento as pessoas trabalham com mais atenção, mais disciplina, desenvolvem o raciocínio, soltam-se, desinibem-se e, consequentemente, comunicam-se melhor.

Podemos investir na nossa saúde agora e ter um futuro saudável e feliz. Quer uma excelente dica? - Evolua com o tempo e participe de muitos bailes da vida. Tenha fé, dance e seja feliz!!! 

Por que a fé?

Conforme o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, que devolveu os movimentos do braço e mão esquerda ao maestro João Carlos Martins, em 2013, graças a uma experiência inédita de implantes de eletrodo no cérebro, para o cérebro funcionar com eficiência, é preciso tratar o Espírito.
Estar feliz, de bem com a vida. Se você está deprimido, diz ele,reclamando de tudo, com a autoestima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora.
- Noventa por cento da falta de memória ocorre por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar você deve ter alegria.
- Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo. Alerta que todo exagero é inimigo do bom funcionamento do cérebro. Que, como o corpo, ele precisa ser bem tratado.
Mova-se, ore, tenha objetivos de vida. Trace um caminho e supere os obstáculos. O tempo continuará passando, mas o melhor é que você tenha algo de bom a lembrar, que tenha um tesouro de conhecimentos e alegrias guardado. Isso é o que importa. Ame, danem-se os outros e o medo de amar. Fracos se perdem nesse medo, os fortes superam e seguem adiante ;-) Dance!
(Fontes: Revista Saúde Ativa, por Val Garcia e Revista Poder, texto: Por dentro do cérebro)
(http://www.revistasaudeativa.com.br        e          http://www.momento.com.br)