domingo, 11 de julho de 2010

Caso Encerrado

Neste final de semana fiz uma autoavaliação de minha vida, li bons livros e escrevi algumas coisa que daqui a pouco eu posto.

Para quem estuda e se prepara para concursos, aconselho acompanhar o site do William Douglas (www.williamdouglas.com.br). São bem valiosas suas dicas, seus textos e livros, não só para os concursos, mas para a vida. Acabei de ler o artigo entitulado "Caso Encerrado" onde ele se baseia no livro Sucesso Feito para Durar - Histórias de pessoas que fazem a diferença (Jerry Porras, Stewart Emery e Mark Thompson. Porto Alegre: Bookman, 2007). Achei interessante o seguinte texto do livro:

“Os Construtores acabam optando por deixar algo para trás não porque o estejam negando, mas porque devem se manter focados no que estão construindo. Isso não significa que tudo foi perdoado, ou que a dor está completamente curada, ou que todas as injustiças que podem ter sofrido foram ignoradas. Eles tentam reescrever a história ou limpar sua ficha. Tampouco fingem que nada aconteceu. Eles simplesmente decidem encerrar o caso e seguir adiante. Ficar obcecado com os ressentimentos mantém vivos esses mesmos ressentimentos; deixá-los para trás os obriga a morrer enquanto retomamos nossa vida.Alguns chamam isso de ‘conclusão’ ou ‘absolvição’, o que no entanto implica que há perdão, resolução ou restituição – ou pelo menos uma apologia adequada. Infelizmente, quando acontecem coisas ruins, muito do que ocorre raras vezes é resolvido ou sanado completamente. Mesmo assim, os Construtores encontram um caminho para seguir adiante, de forma que possam criar seu futuro. A raiz da palavra ‘perdoar’ (forgive) é deixar para lá – encerrar.‘Encerrar é uma palavra forte’, disse a reverenda Deborah Johnson. ‘Quando algo é encerrado, acabou. Quando está encerrado, não se dica voltando ao assunto.’ Tal é a forma como as pessoas bem-sucedidas procedem. Elas não chamam isso necessariamente de perdão, mas, com efeito, deixam de fazer da culpa um meio de vida.”

A cada dia eu tenho aprendido muito com o cotidiano, com meus erros e com todas as pessoas que fazem ou fizeram parte de minha vida. Aprendi, estou aprendendo e quero aprender muuuuito mais!!!

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente."

(Lair Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário