terça-feira, 18 de setembro de 2012

Locking Dance

Locking surgiu no início dos anos 70, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que em 72 formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de street dance na história. Claramente se vê no Locking a influência do Funk. Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Locking, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken (algo como Funk da galinha) o que obrigou Don a fazer o primeiro passo do estilo. Muitos passos foram adicionados como: movimentos de braços minucios/s, usando os cotovelos, mãos e dedos, e é claro muito Funk nos pés. O The Lockers se apresentaram muito no programa “soul Train” de uma TV americana, fizeram shows com James Brown, Pariament, Frank Sinatra, Funkadelie, e influenciaram muitos dançarinos pelo mundo. O Locking é a Street Dance mais antiga e mais clássica. É difícil ver por aí, hoje em dia Lockers dançando, já o Breakin e o Poppin são mais comuns.


Apesar de Don Campbell ser o criador, outros dançarinos deram sua contribuição para o Lockin, como um cara chamado Scooby-Doo e outros chamados Skeeter Rabbit que criaram passos que levam seus nomes. Em todos os estilos de dança saber o básico é importante, mas no Lockin isso é primordial, pois só assim você entenderá a verdadeira forma desta dança.



Locking é um estilo de dança muito elaborado.Seguem abaixo os principais movimentos da dança:

Alpha / Applejax: Quando se chuta a perna, ficando em posição agachada, enquanto a parte superior do corpo vai para trás, sendo suportado pelas duas mãos.

The Skeeter Rabbit: Um pontapé e um movimento de pulo.

Box split: Uma semidivisão feita com uma perna inclinada, que possibilita o dançarino se levantar novamente em um movimento rápido.

Crazy horse: Alternando chutes para os lados com as pernas direita e esquerda, com a parte superior do corpo posicionada com os braços na frente como se mantivesse o controle.

Hop kick: Um elevado e rápido chute de uma perna enquanto fica em uma posição de pé.

Lock: Flexionam-se os cotovelos ou joelhos ficando com os braços formando um círculo inclinado, como se erguesse um objeto pesado.

Scootbot: Saltar ao fazer um movimento de um passo exagerado para a esquerda ou para a direita.

Stomp the cockroach: Agachar-se com o joelho, com a outra perna indicando para o lado, batendo (quicando) então no chão.
Scooby doo: Fazer uma posição adiantada com os pés, e posteriormente fazer uma “trava” (lock).

Scooby walk: Andando para frente, parando e dobrando.






Nenhum comentário:

Postar um comentário