terça-feira, 15 de maio de 2012

LENDA ÁRABE DA AMIZADE


Conta uma antiga lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viagem, discutiram. Deixando-se levar pela ira, um deles esbofeteou o outro que, ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO!

Seguiram a viagem e chegaram, finalmente, a um oásis onde resolveram se refrescar. O que levara a bofetada, inadvertidamente nadou até um local mais profundo e, de repente, começou a se afogar, mas foi salvo rapidamente pelo amigo. Ao se recuperar, pegou sua adaga e entalhou numa pedra:

HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU MINHA VIDA!

Intrigado, o amigo lhe indagou:

- Por que quando eu lhe bati, você escreveu o feito na areia e agora entalhou na pedra que lhe salvei?

Sorrindo, o outro amigo explicou:

- Quando um grande amigo nos ofende, escrevemos isso na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregará de apagar. Quando, porém, um amigo nos faz algo grandioso, devemos gravar isso na pedra do coração, onde o vento nenhum do mundo poderá apagar.

Trecho do livro: Hábitos, Costumes e Tradições Árabes, ed. Escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário