terça-feira, 12 de junho de 2012

Benefícios do alongamento para bailarinas



Os benefícios do alongamento são tão grandes para as pessoas comuns como para os atletas ou bailarinos profissionais. As razões anatômicas para o alongamento são inúmeras. O alongamento deve estar sempre associado ao relaxamento. Um corpo saudável e descansado, relaxado apresenta-se com uma musculatura alongada e estrutura óssea alinhada. No alongamento, visamos o equilíbrio e a extensão em todos os grupos musculares. Quando feito com regularidade, o alongamento favorecerá a circulação, aumentará o percurso do movimento e o corpo ficará mais relaxado. Sem contar as tão sonhadas linhas que os bailarinos almejam em sua performance...

Os bailarinos e também os atletas beneficiam-se muito com o alongamento, uma vez que os músculos têm mais força quando as fibras musculares do indivíduo estão num comprimento maior durante a contração. Essa comprovação estudada por Steven D. Stark em seu livro "The Stark Reality of Streching" desmistifica a crença de que alongamento e força são antagônicos. Hoje em dia sabe-se que o alongamento potencializa a força.

Para quem não é bailarino, os alongamentos podem se tornar uma segunda natureza. Como um gato, que está constantemente alongando suas patas e coluna, devemos fazer alongamento para relaxar a coluna e os músculos e evitar problemas à medida que envelhecemos. Devemos recuperar essa habilidade, hoje!

No dia a dia os músculos encurtam-se com atividades leves, como simplesmente sentar, ou fortes, como correr uma ladeira para pegar um ônibus. É muito importante alongar os músculos rígidos - fazendo com que voltem para a posição de descanso. A rigidez da musculatura das costas, bem como dos membros influenciam o movimento da coluna lombar e da pélvis, causando dor; o que normalmente ocorre após um dia todo de trabalho sentado. Se essa rigidez for assimétrica, ou seja, se a pessoa passar muito tempo utilizando um braço só (como quem usa demasiado o mouse) ou ainda uma perna mais do que a outra (como uma costureira ou um motorista), as dores são ainda maiores. Além disso, o encurtamento do músculo pode afetar articulações e os ligamentos em torno dele, acarretando lesões recorrentes, postura incorreta e dor. Alongue-se já. Pare e espreguice-se agora!

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:


-reduzem as tensões musculares;

-relaxam o corpo;

-proporcionam maior consciência corporal;

-deixam os movimentos mais soltos e leves;

-previnem lesões;

-preparam o corpo para atividades físicas;

- ativam a circulação.

Dicas

• Faça exercícios de alongamento com suavidade. Todo alongamento deve ser feito relaxado!


• Tente manter a tensão somente nos músculos alongados, relaxando o corpo.

• Fique atento com o alinhamento muscular e ósseo durante o alongamento.

• Isso não é uma competição. Ajuste cada alongamento de acordo com seu corpo, sem se comparar com a professora ou alguma colega.

• Use a expiração para facilitar a progressão suave no alongamento.

• Fique bastante tempo (mínimo de 2 minutos) em cada postura pois isso vai ajudar a aumentar a amplitude do seu movimento.

REGULARIDADE: Faça, no mínimo, 1 hora 2 vezes na semana.
Fontes:  http://www.faac.unesp.br/
             http://www.oblogdoballet.blogspot.com.br/


Um comentário: