terça-feira, 12 de junho de 2012

Operação Grand Écart



Para você conseguir fazer o um Grand Écart (mais conhecido como espacate da ginástica olímpica), é preciso fazer bastante alongamento, mas tome MUITO cuidado, porque você pode se machucar. Procure orientação de um profissional.

 Se você tiver vergonha de perguntar ou não tiver uma professora, mas quer conseguir fazer grand écart, seguem algumas dicas:

- Abra as pernas até o seu limite, numa posição confortável e fique 5 minutos, depois descanse a musculatura e faça mais 5 minutos (IMPORTANTE só vá até onde você sabe que não vai se machucar!!) repita 3 vezes e eu faça todos os dias.

 - Para esse típo de exercício, faça em três posições diferentes: com as pernas abertas lateralmente, mas com a sola do pé pra baixo; do mesmo jeito, mas com os pés para cima, apenas o calcanhar no chão; e abertura frontal, com uma perna pra frente, e outra pra trás.

 - Com a ajuda de uma amiga (se possível, uma amiga de confiança). Encoste na parede, e peça para ela ir levantando uma das pernas, forçando a abertura. Isso, tanto na abertura frontal, quanto na lateral. Ao chegar no máximo, mantenha por uns 30 segundos. É importante que você mantenha seu corpo o mais reto possível, encostada na parede, e não dobre o joelho da perna que estiver no chão, para evitar lesões.

- Logo após já ter uma abertura razoável, você pode dar ‘chutes’ no ar, forçando a abertura. Isso é útil principalmente para aberturas frontais. Faça 20 vezes cada perna, em três séries.

Por que espacate doí tanto?


 Para quem não conhece é a abertura total das pernas. A física e a biologia têm relação com o esporte e podem nos ajudar  a entender as dores.

Para praticar espacate o  pé e a perna têm que estar esticados e a bacia ligada com o fêmur (osso da perna) dobram.

Podemos perceber que onde dói mais são as regiões dos tendões, mas se queremos abrir espacate, então conseguiremos, não é? O cérebro (para quem não sabe faz parte do sistema nervoso) envia um "torpedo" para os músculos, (são vários os músculos, costureiro, recto anterior, recto interno, tribial anterior , quadríceps, solear, gêmeos, aductores e bíceps crural, muitos ) nisso ocorre o antagonismo muscular e o deslizamento de actina e miosina.

O antagonismo muscular é a ação opostas de um par de músculos. Enquanto um músculo contrai o outro relaxa. Por exemplo: Enquanto o bíceps contrai o tríceps relaxa e vice-versa. Actina e miosina são duas proteínas que formam as fibras musculares, estão envolvidos no mecanismo da contração. A actina funciona como um “gatilho" que se encaixa nas fibras de miosina, puxando todo o conjunto para fazer a contração

Com isso tudo o músculo puxa o tendão (liga o músculo com osso) e como está ligado no osso, puxa ele também. Aí é que está. O problema é que o osso não vem porque esta posição em relação ao chão não deixa o osso vir. Aí sobra para o tendão, ele é muito esticado e por isso dói muito.

Por isso é bom alongar muito antes de praticar esses movimentos, não forçar muito, pois você pode romper o tendão.

É importante fazer corretamente, nunca force demais, vá devagar, esse movimento você só aprende com muito tempo e prática, seja persistente! Com fé, calma e confiança, tudo dá certo!


Fonte: www.dancanet.blogspot.com



Um comentário: