sexta-feira, 18 de maio de 2012

Corra! Sua saúde agradece.

      A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais algumas horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso é tão importante a regularidade da atividade física, e não a quantidade de horas feitas num mesmo dia.

      A gordura abdominal é a mais difícil de queimar, e exige uma tática específica. Contra ela, o mais eficaz é um programa de corrida e caminha com variação de intensidade no mesmo treino. Isso, claro, sem exageros que levem a lesões. Os picos de treino obrigam o corpo a queimar energia até das fontes mais difíceis; daí o consumo da gordura visceral (barriga). Essa variação de intensidade implica em fazer alterações entre corrida e caminhada. Exemplo: correr por 2 minutos e andar por 5 minutos.

Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida do indivíduo:

• reduz o peso corporal;
• melhora o nível de colesterol;
• aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
• reduz os riscos de infarto;
• aumenta a massa muscular;
• reduz a variação da pressão arterial de repouso;
• ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração;
• melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo;
• melhora a qualidade do sono;
• estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose;
• melhora a auto-estima;
• aumenta o condicionamento físico;
• proporciona sensação de bem-estar;
• diminui o estresse e melhora a depressão;
• aumenta a eficiência do metabolismo;

Antes da Corrida

      O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo. Assim, eles serão liberados aos poucos durante a corrida, evitando-se a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).

     Para não correr o risco de sentir fome na hora da corrida, coma uma fruta (banana, maçã ou mamão são ideais) 15 minutos antes do treino. Não coma alimentos pesados e de difícil digestão.

Use roupas de tecidos leves e confortáveis, e tênis apropriados para corrida.

OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA


       Correr não requer um equipamento especial, dá para praticar ao ar livre e ainda é uma ótima maneira de melhorar o fôlego e emagrecer.

NÃO EXIGE UM MEGAEQUIPAMENTO - Um par de tênis, short e camiseta - no caso das mulheres, um sutiã firme e elástico de cabelos também. É o que você precisa para começar a correr.

DEIXA AS PERNAS TORNEADAS E FORTES - A musculatura dessa região é bem solicitada durante a corrida. Resultado: coxas firmes e panturrilhas trabalhadas. Em dois ou três meses, é possível notar diferença. O aumento de massa muscular no entanto, é discreto - nada que se iguale a um treino de musculação. Mas, como a corrida também queima o excesso de gordura, a definição fica superevidente.

GARANTE DISPOSIÇÃO PARA O DIA-A-DIA - Quando estiver com preguiça, não precisa programar um treino longo. Prometa que correrá por pelo menos 10 minutos. Pode ter certeza: ao fim desse tempo, você se sentirá tão bem que vai querer completar meia hora. Isso porque a corrida funciona como um despertador ao estimular a produção de endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar.

DÁ PARA PRATICAR EM QUALQUER LUGAR - Você só vai pagar uma academia se quiser correr na esteira ou contar com o auxílio de um professor. Caso contrário, qualquer parque ou rua pode se transformar em campo de treinamento. Sem falar que não precisa abandonar a prática nas viagens de fim de semana e férias.

AUMENTA O FÔLEGO - Toda vez que falamos em aeróbicos, lembramos logo da corrida. Não é à toa. A atividade é uma das mais eficientes. Quando você mexe o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, o que é catalisador que transforma a glicose em energia. Aí, os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação). Quem corre habitua os pulmões a essa sobregarga.

FAZ PERDER PESO - Já reparou que as celebridades voltam à ativa sempre mais magras do que da última vez que apareceram? Nas declarações às revistas, geralmente contam que correram para secar o corpo. É por aí mesmo. A corrida está no topo da lista dos exercícios que mais queimam calorias. O valor exato, é claro, varia de acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo e o passo de cada um. Mas a média é de 500 calorias por hora (para uma pessoa de 70 kg). Sem falar que, ao contrário do que se pensa, correr faz você comer menos - e melhor. Um estudo acompanhou 10 mil pessoas durante sete anos e comprovou que a atividade regular incentiva a diminuição de açúcares, gorduras e frituras e o aumento de alimentos saudáveis.

PREVINE DOENÇAS - Se você for pesquisar os jornais médicos a respeito das vantagens de praticar um esporte regularmente, vai perder alguns dias, de tantos estudos que existem... A corrida, mais uma vez, sai à frente, porque é uma das modalidades de maior aderência entre os praticantes (a maioria dos freqüentadores de academia, só para você ter idéia, desiste após o primeiro mês). Há benefícios comprovados em relação à osteoporose, ao risco de doenças cardíacas, câncer de ovário ou de mama, distúrbios do sono e até mesmo a respeito do controle de disfunção erétil. Quem corre mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos enferrugem. O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.

MELHORA, E MUITO, A AUTO-ESTIMA - Correr é uma atividade relativamente fácil e que não requer um tipo físico ideal. Quem está acima do peso só precisa de alguns cuidados para não sobrecarregar as articulações. Se você é baixo e magro, melhor ainda - esse é o perfil favorável aos fundistas, corredores de longa distância. Sem falar que os resultados aparecem rápido. Correu dez minutos no mês passado e ficou de língua de fora? Pode apostar que em 15 dias vai chegar ao dobro. Isso aumenta a autoconfiança e a disciplina. Para completar, faz um bem danado saber que você é capaz de ir se superando a cada dia...

EXERCITA A CABEÇA - Para alguns corredores, o momento da prática é aquele em que as grandes idéias surgem. Pode parecer bobagem, mas esse fato tem tudo a ver com o exercício. Uma pesquisa recente indicou que a corrida regular gera uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais, conhecidas como funções cognitivas. Isso, no entanto, regride quando a modalidade é abandonada. Um outro estudo concluiu que um programa de corrida de 12 semanas é capaz de melhorar a memória dos participantes.

AMPLIA O CÍRCULO DE AMIZADES - Tem gente que adora a corrida porque não precisa de time e nem de ninguém por perto. Mas há corredores que abominam o exercício solitário e tendem a formar grupos em que um incentiva o outro a acordar cedo, a enfrentar um terreno desafiador, a percorrer mais um quilômetro... Basta dar um pulo em um parque da cidade logo cedo e checar a galera reunida. Esses encontros, aliás, são perfeitos para achar a cara-metade. Sabe como é: o mesmo estilo de vida, os mesmos hábitos saudáveis...

MELHORA O SEXO - "Um estudo da Universidade Cornell (EUA) concluiu que os corredores têm o vigor sexual de homens dois a cinco anos mais jovens. Já as corredoras atrasam a menopausa por tempo semelhante. Enquanto isso, pesquisa feita pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que homens acima de 50 anos que correm pelo menos três horas por semana têm risco de impotênica 30% menor que os que fazem pouco ou nenhum exercício" (Runners's World, abril/2010, pág. 41).


QUARENTA E SETE MOTIVOS PARA AMAR A CORRIDA

Como se você precisasse de uma desculpa para se animar.
Por Matt Barbour. 

1 - Diga adeus à barriga. Pesquisadores da Universidade de Dublin (Irlanda) afirmam que um adulto de 63 kg queima 391 calorias em meia hora de corrida intensa; em comparação, ao pedalar ele gasta 277 calorias e, ao jogar tênis, 272 kcal. Tradução: você seca a barriga até 40% mais rápido.

2 - Ossos à prova de bala. Quinze minutos de trote leve, três vezes por semana, são tudo o que você precisa para reduzir em até 40% o risco de desenvolver osteoporose quando tiver mais idade, de acordo com a National Osteoporosis Society, do Reino Unido.

3 - Chegue lá. Alguns corredores estabelecem metas de distância ou tempo. Outros se concentram na saúde e no peso, e muitos correm só para relaxar. Correr contribui para você alcançar qualquer objetivo que planeje.

4 - Pense mais rápido. Pesquisadores da Universidade de Illinois (Estados Unidos) descobriram que, quando a corrida produz um aumento de apenas 5% no condicionamento cardiorrespiratório, o resultado é uma melhoria de até 15% nos testes mentais.

5 - Funcione melhor. Especialistas da Universidade de Bristol (Reino Unido) dizem que os benefícios da corrida alcançam níveis profundos. 'A atividade física contribui para diminuir o tempo que a comida leva para mover-se pelo intestino, limitando, assim, a quantidade de água absorvida de volta para o corpo; isso torna o bolo fecal mais macio e fácil de passar', diz o gastroenterologista Ken Keaton.

6 - É a atividade para todos os tipos de clima. Chuva, frio, sol, vento - não existe desculpa para não sair para correr. Esteja você com pouca roupa, esteja todo encapotado, encare como outro desafio. É uma atividade para climas imprevisíveis!

7 - Fique feliz. 'Quando você faz exercícios leves a moderados, libera endorfinas naturais que traduzem bem-estar e reforçam a luta contra o estresse, além de literalmente deixarem você feliz', afirma Andrew McCulloch, presidente da Mental Health Foundation, fundação norte-americana para a saúde mental.

8 - Seja o dono do mundo. Correr nas primeiras horas do dia traz experiências que vale a pena aproveitar. Enquanto o resto do mundo dorme, você é o primeiro a pisar naquela pista ou trilha; além disso, as ruas desertas são só suas, para você assistir ao glorioso nascer do sol sem os barulhos da cidade para atrapalhar.

9 - Junte-se ao clube dos dorminhocos. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford (EUA) pediram a pessoas sedentárias e cronicamente insones que trotassem por 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado? O tempo que levavam para adormecer caiu pela metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora.

10 - Desamasse. É possível reduzir os sinais do envelhecimento correndo regularmente. 'O aumento da circulação leva oxigênio e nutrientes de forma mais eficiente até as células da pele, ao mesmo tempo que expulsa as toxinas prejudiciais', diz o médico britânico Christopher Payne. 'Os exercícios criam o ambiente ideal para melhorar a produção de colágeno que dá suporte à pele, ajudando a diminuir a aparência enrugada.'

11 - Você não precisa de Manual de Instruções. Se é capaz de andar, é capaz de correr.

12 - Mantenha o médico a distância. 'Os exercícios moderados ativam mais as células do sistema imunológico, de forma que estejam prontas para combater as infecções', diz Cath Collin, diretora do setor de nutrição do Hospital St. George, em Londres. Em pesquisas feitas pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), pessoas que corriam de forma leve por apenas 15 minutos, cinco dias por semana, ficavam metade dos dias de molho por doença.

13 - Ultrapasse a morte. Pesquisadores da King's College, em Londres, compararam mais de 2400 gêmeos idênticos e descobriram que aqueles que corriam o equivalente a apenas meia hora de trote por semana eram nove anos 'biologicamente mais jovens'.

14 - Faça o tempo correr a seu favor. Esse período que você dedica diariamente aos exercícios é um dos pontos principais do seu dia, esteja ele vagamente anotado na sua agenda mental, esteja programado no seu smartphone. Isso ajuda a organizar todas as outras tarefas e também proporciona tempo para pensar na agenda do dia.

15 - Você pode querer ser um craque em várias modalidades, e a corrida é a aliada perfeita para ser um atleta melhor. Seja para manter-se em forma, como o campeão de F1 Lewis Hamilton, seja para enfrentar 12 rounds no ringue, como o boxeador 'Sugar' Ray Leonard, a corrida ajuda em todos os outros esportes.

16 - Faça a Diferença. Milhões de corredores no mundo inteiro transformam sua determinação em esforço para levantar fundos para causas humanitárias. E também há várias provas no Brasil destinadas a esse propósito.

17 - Medalhas são legais. E essas coisas não são apenas para os olímpicos. É você só entrar numa prova e terminá-la, e terá suas próprias medalhas para enfileirar na estante, como prova do seu esforço.

18 - Crie mais. Escritores, músicos, artistas e todos os outros tipos de profissionais criativos utilizam a corrida para combater bloqueios mentais e tomar decisões inadiáveis. Os créditos ficam por conta do fluxo de oxigênio na massa cinzenta justamente na hora mais importante, ativando os neurônios e dando um tempo para você arejar as idéias longe da bagunça da 'vida real'.

19 - Ladeiras: a melhor coisa para acabar com as calorias.

20 - Melhore no sexo. Um estudo da Universidade Cornell (EUA) concluiu que os corredores têm vigor sexual de homens dois a cinco anos mais jovens. Já as corredoras atrasam a menopausa por tempo semelhante. Enquanto isso, pesquisa feita pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que homens acima de 50 anos que correm pelo menos três horas pro semana têm risco de impotênica 30% menor que os que fazem pouco ou nenhum exercício.

21 - Troque de vício. A corrida pode substituir dependências prejudiciais, como o fumo, o alcoolismo ou o excesso de apetite, diz William Glasser, autor do livro Positive Addiction ('Vício positivo', sem edição em português). Resultado: você se torna uma pessoa mais feliz, mais saudável, com um tipo de vício que só acrescenta coisas boas.

22 - Entregue-se à vontade de explorar. Não existe jeito melhor de conhecer uma nova cidade que correr pelas ruas. Além de dar a você uma noção do lugar, irá energizá-lo após a corrida, zerar seu relógio biológico para qualquer fuso e proporcionar a chance de observar os habitantes locais.

23 - Acabe com o tédio. A tarefa mais mundana pode se transformar em treino de corrida - desde devolver os DVDs na locadora até levar o cachorro para passear. De repente, toda jornada adquire um propósito duplo que você vai amar (e isso é o que importa!).

24 - Cheiro de tênis novos. Você leu as opiniões dos especialistas, conversou com colegas corredores, experimentou nos pés e testou os três melhores pares, até fazer a escolha. Agora estão aí, nas suas mãos. É o início de um lindo relacionamento.

25 - Um novo percurso. E a alegria de descobri-lo. Hoje você resolveu virar à esquerda em vez de ir à direita, e de repente deu de cara com uma rua diferente e um pouco daquela quietude que você achava que não existia mais. Então imagine quantos outros caminhos estão aí esperando para serem descobertos...

26 - Os números não mentem. Não há espaço para a desonestidade na corrida, de distâncias a tempos. O que você doa de si é o que vai receber.

27 - Aquela sensação de ter batido um RP (Recorde Pessoal). Note que o 'P' aqui é de 'pessoal' - você estabelece os limites, você faz o esforço e você obtém os resultados. Saboreie.

28 - Ver o mundo. Correr permite a você viajar pelos quatro cantos da Terra em nome do esporte. Das maratonas de Nova York e do Rio de Janeiro até aquelas perto da sua casa, que você nem sabia que existiam, a corrida é um verdadeiro portal para as jornadas.

29 - Você ganha um aliado. Todos passamos por fases na vida e épocas em que corremos menos. O trabalho está exigindo mais, apareceu um problema na família que exige sua atenção, ou mesmo você saiu de férias. Não tem problema: a corrida se adapta facilmente às suas idas e vindas. E o melhor de tudo é que ela está sempre ali para ajudá-lo a aguentar o tranco.

30 - Turbine os pulmões. Enquanto corre, um adulto utiliza dez vezes mais oxigênio do que precisaria se estivesse sentado na frente da TV pelo mesmo período. Com o tempo, o hábito de correr vai fortalecendo o sistema cardiovascular e permitindo que o coração e os julmões trabalhem melhor, mandando mais oxigênio para as áreas que mais precisam, de forma mais rápida. Isso significa que você pode fazer mais exercícios com menos esforço.

31 - Proteja seu coração. Estudos da Universidade Purdue (EUA) mostraram que o hábito de correr pode diminuir pela metade o risco de doenças coronárias.

32 - Correr dá barato (e não é contra a lei). Comparando o mapeamento cerebral dos corredores antes e depois da atividade, neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, encontraram evidências de mais ligações dos receptores opioides da endorfina (hormônio da felicidade). Essas ligações foram verificadas nas regiões frontal e límbica do cérebro, conhecidas por sua relação com o processamento das emoções e o estresse.

33 - Elimine as sobras. 'A corrida tonifica os músculos dos glúteos e das coxas mais rápido que qualquer outro exercício - espreme o corpo até sair toda a gordura em excesso', diz o médico James Fleming, autor de Beat Cellulite Forever ('Acabe com a celulite para sempre').

34 - Queime mais gordura. Mesmo após correr por 20 minutos ou meia hora, você pode estar ainda queimando uma quantidade maior de calorias totais', diz o médico Mark Simpson, pesquisador da Universidade Loughborough (Reino Unido).

35 - Salve sua vida. Um grupo de corrida é ótimo para fazer amigos. Estudo de nove anos feito pela Universidade de Harvard (EUA) descobriu que as pessoas que têm mais amigos reduzem em mais de 60% o risco de morrer, pois sua pressão sanguínea é menor, e o sistema imunológico, mais forte.

36 - Passe um tempo de qualidade com a família. A corrida é uma das poucas atividades que vocês podem fazer todos juntos, já que não requer aptidões nem habilidades. O caçulinha pode ir num carrinho empurrado por pais e avós em forma, a filha adolescente pode acompanhanr de bicicleta...

37 - Discipline-se. A prática leva à perfeição, tanto na corrida quanto na vida. Os indivíduos mais bem-sucedidos são aqueles com talento moderado e quantidades enormes de disciplina. Cumprir a planilha e ver os resultados vai fazê-lo planejar melhor todos os seus projetos.

38 - Não há derrotados. mesmo chegando em último, você recebe aplausos da torcida. Merecidamente. Afinal, foi quem passou mais tempo correndo. Existe outro esporte em que os lerdos são tão aplaudidos quanto os vencedores? A corrida é para todos!

39 - Petisco sem culpa. Os médicos não aconselham aumentar o consumo de sal, mas, nos dias que antecedem, uma corrida, isso é exatamente o que você deveria fazer - a desculpa perfeita para comer batatas chips. O sal presente nelas ajuda a proteger contra a hipohnatremia, transtorno causado por beber muita água sem ingerir quantidade suficiente de sódio. A hiponatremia pode causar confusão mental, afetar o funcionamento do organismo e até matar.

40 - Nunca se aposente. Alguns esportes têm um limite de idade após o qual se penduram as chuteiras. A corrida não, pode ser feita aos 70, 80, 90...

41 - Você está no controle. Sejam quais forem as pressões no seu trabalho ou na vida pessoal, é você quem estabelece o quanto quer correr. É possível encaixar um treino rápido antes do amanhecer ou uma corrida leve na hora do almoço, para espairecer. Dá para correr até mesmo à noite, para desestressar. Você decide.

42 - Ajude o bebê. Siga o exemplo da britânica Paula Radcliffe, recordista mundial da maratona. Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) descobriram que as futuras mamães que se exercitam durante a gravidez terão um parto mais fácil e livre de complicações e se recuperarão mais rápido - e têm humor melhor na gravidez.

43 - A corrida é sua terapia. A corrida é sua terapia. Não há jeito melhor de fugir das pressões e do estresse que calçar os tênis e simplesmente sair para correr. É só você e a rua - tempo para organizar a vida, solucionar questões e, invariavelmente, terminar o exercício sentindo-se melhor do que quando começou.

44 - Marque uma massagem. Depois da corrida, nada supera a indulgência de uma massagem para dar aquela sensação de relaxamento e flutuação.

45 - Tamanho não é documento. Correr é uma atividade ótima para todos os tipos físicos. Não há impedimento para tentar.

46 - É uma jornada. Você nunca sabe o que vai encontrar. Não sabe com quem, ou o que, irá deparar. E não imagina os pensamentos que podem surgir. A corrida de hoje pode mudar sua vida de jeito que você nunca imaginou quando estava amarrando o cadarço do tênis.

47 - É de graça. Tudo o que você precisa é um par de tênis, shorts e camiseta.

(Fonte: Runner's World, abril/2010, págs. 40-43)

Demais fontes:

http://www.bhservico.com.br/corrida.htm
http://www.belezaesaude.dae.com.br/corrida/





Nenhum comentário:

Postar um comentário