quinta-feira, 31 de maio de 2012

Linóleo

Em dança, linóleo é o nome de um tipo de revestimento para piso impermeável levemente emborrachado. É encontrado em diversas gramaturas e cores, e dividido em tapetes, ou peças, com cerca de 1 metro de largura cada, colocadas lado a lado. Pode ser aplicado sobre o piso original de um ambiente, como num palco ou sala de aula. Sua versatilidade, está nessa colocação que pode ser definitiva ou não, como em um palco itinerante, pode ser levado e retirado após o espetáculo.


Onde estou pisando?

Para o praticante de dança, independente de ser profissional ou estudante, o tipo de piso nunca deve ser um problema, porém inflúi sim na prática de cada técnica.

Tradicionalmente as salas de aula/ensaios de balé tem piso de madeira assim como a maior parte dos palco dos teatros. É importante lembrar que o chão de madeira não pode ser encerado —, medida de segurança contra escorregões. A madeira é um material natural e nobre, que dá a medida exata do deslize necessário quando o pé passa pelo chão, para pontas exige um pouco de breu nas sapatilhas.

Já as salas revestidas com linóleo "seguram" um pouco o trabalho de meia ponta, onde o pé desliza menos devido ao atrito com o material, idem para dança contemporânea e contato-improvisação. Pelo mesmo motivo de "segurar" ele facilita durante as aulas de técnica em pontas, pois praticamente não exige o uso do breu.

Outro piso muito interessante para quem pratica dança é o piso flutuante. A olho nú parece madeira comum, porém foi desenvolvido para assegurar a isenção de impacto dos saltos dos bailarinos, contando com amortecedores intercalados entre bases de compensado de madeira.

Fonte: www.ballet-adulto.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário