Um pó branco-amarelado que as bailarinas usam nas sapatilhas de ponta para não escorregarem enquanto dançam. Na verdade é uma resina, produzida a partir de uma espécie de goma extraída do pinheiro. Fora seu uso na dança ele está presente como ingrediente na calafetação, spray de cabelo, arco de violino, tintas e alimentos.
Seu uso contínuo vai deixando o cetim da sapatilha encardido, mas garante sua segurança de ação em movimento num chão muito liso ou de madeira. Breu espalhado pelo chão de uma sala de aula faz o chão ficar grudento, por isso algumas escolas proíbem o uso de breu nas salas de aula, antes de usar pergunte ao seu professor.
Como usar o breu: Coloque uma pequena porção no chão, no canto da sala, para não se espalhar pelo centro, um pouco de breu já é o suficiente para várias bailarinas usarem. Esmage as pedrinhas de breu com a ponta da sapatilha até virar pó. Pise no breu esfarelado justamente nas áreas que você necessita de aderência —, no calcanhar ou metatarso por exemplo. Repita com o outro pé e vá dançar.
Onde comprar: Em lojas especializadas de artigos de dança/ballet ou lojas de produtos químicos. Guarde em embalagem fechada, saco plástico ou pote.
Fonte: www.ballet-adulto.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário